De forma inovadora, as escolas tem gestão compartilhada entre Secretaria de Educação de Barueri e a Instituto Raízes do Brasil. No caso a proposta está voltada para o “Cuidar e Educar”, constituindo-se em um espaço sócio educacional, que:
- Promove a construção da identidade, autonomia e cidadania da criança;
- Propicia à criança conhecimento sobre si mesma e seu meio, através de atendimento integral de qualidade visando o desenvolvimento infantil em todos os aspectos (físico, afetivo, cognitivo e moral);
- Proporciona a proteção, segurança, alimentação, cultura, saúde, bem-estar e lazer da criança, bem como a sua interação, integração e inclusão social.
A proposta pedagógica da Escola está comprometida com:
- O rompimento das relações de dominação étnico racial;
- O respeito aos princípios éticos (autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades);
- A educação política (direitos de cidadania e ao exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática); e
- Os aspectos estéticos (sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais).
Os compromissos estabelecidos na proposta pedagógica das Escolas Maternais estão referenciados pela Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (1996), para o qual ensinar exige:
- Rigorosidade metódica;
- Pesquisa;
- Respeito aos saberes dos educandos;
- Criticidade;
- Estética e ética;
- Corporificação das palavras pelo exemplo;
- Aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação;
- Reflexão crítica sobre a prática;
- Reconhecimento e assunção da identidade cultural do educando;
- Respeito a autonomia do ser do educando;
- Saber escutar;
- Disponibilidade para o diálogo; e
- Querer bem aos educandos.
Logo, as Escolas têm como atributos pedagógicos viabilizar novas formas de sociabilidade e subjetividade comprometidas com a ludicidade, democracia, sustentabilidade e relações etárias, socioeconômicas, étnicos raciais, regionais, linguísticas e religiosas. Incorporando funções de cuidar e educar de maneira indissociável, ou seja, prestando cuidados físicos e criando condições para o desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional da criança.