Na expectativa para o retorno das competições esportivas, as equipes de Formação do Programa Barueri Esporte Forte permanecem em treinamento. A comissão técnica e seus dirigentes defendem a constância das atividades aos atletas, evitando assim, prejuízo ao trabalho que vem sendo executado há vários anos.
Porém, é preciso agir com responsabilidade, sendo assim, todos os protocolos de segurança sanitária e todas as recomendações dos órgãos de saúde pública são seguidas à risca durante os treinos. Os atletas das 12 modalidades de Competição têm aferidas suas temperaturas corporais logo na entrada dos polos e passam quinzenalmente pelos testes rápidos da Covid-19.
“Os resultados ficam prontos em cerca de 10 minutos”, informa Davi Prado, médico esportivo da Secretaria de Saúde de Barueri. Se houver qualquer alteração, há a notificação, o isolamento imediato do atleta e a prescrição do tratamento.
Os profissionais de saúde do Programa percorrem os diversos ginásios, centros de treinamento e academias de Barueri para a realização dos testes.
“Quinzenalmente realizamos em média 549 testes rápidos em atletas, além da testagem também nos educadores e técnicos. São cerca de 1.266 exames todos os meses”, explica o médico.