Durante todo o mês de maio, a Assistente Social do Programa Barueri Esporte Forte trabalhou junto aos atletas das Equipes de Formação, nas diferentes modalidades, a temática “Racismo no Esporte”.
Por meio de palestras, rodas de conversas, depoimentos e apresentações de vídeos, o objetivo foi apresentar aos esportistas uma reflexão sobre o tema e exemplificar mudanças em atitudes do dia-a-dia que contribuam para uma sociedade livre da discriminação e do preconceito racial.
“Fizemos uma pesquisa entre os/as atletas com diversos temas à serem desenvolvidos no mês de maio, entre eles o racismo, este sendo o mais votado. E foi uma ótima escolha, afinal, dia 13 de Maio é o Dia da Abolição da Escravidão no Brasil, e então pensei: será que foi mesmo um ato de generosidade a libertação dos povos escravizados? Seria a oportunidade para trabalharmos a temática e entendermos o porquê a data, na verdade, é considerada o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo pelos movimentos sociais negros”, explica a assistente social do Programa, Cláudia Melo.
Claudia ressalta ainda que, o principal intuito foi esclarecer às crianças e jovens sobre o real conceito do racismo. “Apresentamos o conceito ‘racismo estrutural’ e o quanto ele está presente, por exemplo, na nossa linguagem. Atletas de todas as modalidades participaram, fizeram perguntas, sugestões. Foi um trabalho rico, momento de troca, criamos um espaço humanizado, onde pudemos falar sobre as violações de direitos e verificar o quanto esse tema é importante”.
“O uso da metodologia ativa proporcionou desenvolvermos vivências que vão ao encontro da realidade social das crianças e adolescentes. Tivemos o feedback e os resultados foram animadores, as notas chegaram a 9/10 e todos já estão ansiosos para a próxima palestra. Acredito muito no esporte como um instrumento de transformação social”, finaliza Claudia.