Fundado em 13 de maio de 1999, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, o Raízes chega aos 22 anos com muitos sucessos para comemorar, nas áreas de esporte, educação, cultura e social. Nesta data de aniversário, a instituição passa a se chamar “Instituto Raízes do Brasil”.
Hoje, com sede na cidade de Barueri, os trabalhos sociais prestados pelo instituto em parceria com o poder público da Região Metropolitana da Grande São Paulo, municípios do interior e outros Estados, são referências em resultados e pela qualidade no atendimento. Tendo como exemplos os projetos, Barueri Esporte Forte, Maternal Capitão Guilherme, Bom Prato Carapicuíba, Bom Prato Franca, Bom Prato Ferraz de Vasconcelos e outras dezenas nas áreas de Educação e Cultura.
O Barueri Esporte Forte é considerado o maior programa do instituto, que fomenta a prática esportiva e de atividades físicas para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais, em mais de 20 modalidades. Esse núcleo esportivo já fez mais de 350 mil atendimentos em quase 4 anos.
O Raízes do Brasil busca preservar a vanguarda do movimento social de base, buscando tornar mais acessível o desenvolvimento social, cultural e educacional da população menos favorecidas da sociedade e assim melhorar as condições de vida, criando novas oportunidades para as pessoas assistidas pelos seus programas.
Segundo o fundador da instituição, Rubens de Souza (o popular Rubinho Souza), os trabalhos serão ampliados para os próximos anos , “O Raízes impactou milhões de vidas nestes 22 anos. Na próxima década esperamos continuar contribuindo cada vez mais”, disse o fundador. “Nossa prioridade e força motriz será Educação e qualificação profissional, para superarmos o caos após a Covid-19”, completou Souza.
Rubinho também relata que a troca do nome da instituição é uma referência ao livro de Sérgio Buarque de Holanda "Raízes do Brasil" que está sendo relançado. O livro conta a história da origem do povo brasileiro e de suas características.