Maternal Capitão Guilherme

Projetos

EDUCAÇÃO

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De forma inovadora, as escolas tem gestão compartilhada entre Secretaria de Educação de Barueri e a Instituto Raízes do Brasil. No caso a proposta está voltada para o “Cuidar e Educar”, constituindo-se em um espaço sócio educacional, que:

  • Promove a construção da identidade, autonomia e cidadania da criança;
  • Propicia à criança conhecimento sobre si mesma e seu meio, através de atendimento integral de qualidade visando o desenvolvimento infantil em todos os aspectos (físico, afetivo, cognitivo e moral);
  • Proporciona a proteção, segurança, alimentação, cultura, saúde, bem-estar e lazer da criança, bem como a sua interação, integração e inclusão social.

A proposta pedagógica da Escola está comprometida com:

  • O rompimento das relações de dominação étnico racial;
  • O respeito aos princípios éticos (autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades);
  • A educação política (direitos de cidadania e ao exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática); e
  • Os aspectos estéticos (sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais).

Os compromissos estabelecidos na proposta pedagógica das Escolas Maternais estão referenciados pela Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (1996), para o qual ensinar exige:

  • Rigorosidade metódica;
  • Pesquisa;
  • Respeito aos saberes dos educandos;
  • Criticidade;
  • Estética e ética;
  • Corporificação das palavras pelo exemplo;
  • Aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação;
  • Reflexão crítica sobre a prática;
  • Reconhecimento e assunção da identidade cultural do educando;
  • Respeito a autonomia do ser do educando;
  • Saber escutar;
  • Disponibilidade para o diálogo; e
  • Querer bem aos educandos.

Logo, as Escolas têm como atributos pedagógicos viabilizar novas formas de sociabilidade e subjetividade comprometidas com a ludicidade, democracia, sustentabilidade e relações etárias, socioeconômicas, étnicos raciais, regionais, linguísticas e religiosas. Incorporando funções de cuidar e educar de maneira indissociável, ou seja, prestando cuidados físicos e criando condições para o desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional da criança.




Relatórios de execução 2017/2018

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